Entender o uso e a funcionalidade de cada um desses equipamentos ajuda a escolher o que funciona melhor para a sua necessidade
Em indústrias de segmentos diversos, é comum haver a necessidade de fazer a mistura ou a transferência de fluidos sem comprometer sua temperatura e suas características principais.
Para isso, é necessário contar com os equipamentos certos, garantindo que tudo saia como planejado e que haja um bom resultado final, sem comprometer outras partes do processo.
Há diversos equipamentos que auxiliam nessa tarefa e dois deles podem ser encontrados no mesmo lugar: as bombas anfíbias e as bombas helicoidais.
Com processo produtivo consolidado e know-how em aplicação a equipe Helibombas ajuda você a entender as diferenças no seu funcionamento de cada um de seus equipamentos e auxilia na especificação, tornando seu processo produtivo o mais eficiente possível.
Por isso, destacamos as principais informações sobre cada uma delas, criando o máximo de clareza possível sobre o assunto.
Bombas anfíbias
Ideal para uso nos segmentos de mineração, irrigação e saneamento, além da indústria, as bombas anfíbias podem ser utilizadas emersas ou submersas, se encaixando ainda mais com as características de cada projeto.
Seu funcionamento envolve um monobloco com motor elétrico assíncrono, bobinado de fio encapado com PVC, rebobinável e refrigerado.
Este conjunto é montado dentro da câmara de bombeio com mancais radiais e eixo balanceado eletronicamente lubrificados à água.
Isso proporciona um melhor rendimento do motor e permite a refrigeração pelo próprio fluido bombeado.
Entre os usos das bombas anfíbias, estão:
- Pressurização de linhas de abastecimento em saneamento – booster;
- Alimentação de sistemas de irrigação (inundação, pivô central ou autopropelido);
- Captação de água em rios, lagoas, açudes ou represas;
- Transposição de água;
- Mineração;
- Recirculação de água em estações de tratamento.
Pode ser instalada em série ou de forma modular, o que permite seu uso em qualquer posição. Ainda possibilita a modulação dos rotores, operando em diferentes faixas de pressão.
Bombas helicoidais
As bombas helicoidais têm uma característica que faz toda a diferença na hora de definir seu uso: são essenciais para bombear fluidos de alta viscosidade, suportando altas temperaturas.
Por isso, podem servir para:
- Fluidos de baixa reatividade química com alta concentração de sólidos;
- Fluidos de usinas de açúcar e álcool;
- Produtos abrasivos em geral, sob pressões elevadas;
- Produtos derivados do petróleo sob altas temperaturas, à base de enxofre, etc.;
- Diesel, gasolina, solventes, óleos combustíveis e lubrificantes, adesivos álcoois, ácidos;
- Sabões, gorduras, óleos vegetais, água quente, ácidos graxos;
- Fluidos com altas concentrações de sólidos, produtos alimentícios, óleos animais e vegetais.
Estas são bombas rotativas de deslocamento positivo, cujo elemento básico é um rotor de aço de forma helicoidal.
Ele gira dentro de um estator e, por conta de sua geometria, forma cavidades vedadas entre o bocal de sucção e o de recalque. Sua rotação causa a abertura e o fechamento das cavidades, fazendo com que o fluido seja deslocado continuamente.
É possível encontrar diversos modelos de bombas helicoidais, cada um respeitando um tipo de processo e instalação diferentes.
Conte com os melhores equipamentos para sua indústria
Agora que ficaram mais claras as especificações das bombas anfíbias e das bombas helicoidais, é só escolher a que melhor se aplica às necessidades da sua indústria e encontrar um fabricante de qualidade e confiança.
A Helibombas tem quase 30 anos de experiência desenvolvendo equipamentos eletromecânicos de transferência de fluidos. Aqui, você encontra a solução que precisa para trabalhar com mais eficiência.