Entenda como funcionam e as aplicações desses tipos de equipamentos
Escolher o equipamento correto para a aplicação de cada indústria e cada fluido faz toda a diferença para garantir a eficácia da movimentação e da transferência das substâncias. Para isso, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado e garantir a melhor escolha.
São diversas as opções disponíveis quando se fala em transferência de líquidos, há bombas anfíbias, aeradores, misturadores e as mais comuns, as bombas helicoidais. E é exatamente sobre essa última opção que vamos falar.
Bombas helicoidais – como funcionam
Bombas helicoidais são equipamentos rotativos de deslocamento positivo. Elas se movimentam de maneira constante, preservando as características do líquido que está sendo transferido.
Um rotor helicoidal de aço gira dentro do estator de maneira circular e cria cavidades entre a sucção e a descarga com esse movimento. Assim, o líquido é bombeado, mesmo que seja altamente viscoso, quimicamente agressivo, de altas temperaturas e, até mesmo, com sólidos de tamanho relativo.
Esse tipo de bomba não precisa de válvulas de pé ou de retenção, já que é autoescorvante e funciona de forma que o fluido bombeado não tem a possibilidade de fazer o caminho de volta para dentro da bomba.
O rotor e o estator, peças essenciais para o funcionamento das bombas helicoidais, podem ser fabricados a partir de diversos metais, dependendo da aplicação. A vazão é regulada por um inversor de frequência, e o conjunto motobomba e a tubulação são protegidos por pressostatos ou válvulas, que interrompem o sistema ou alteram o fluxo.
Assim, as bombas helicoidais funcionam com o máximo de eficácia e segurança.
Suas características gerais são:
- Bombeamento suave e fluxo contínuo;
- Auto escorvante;
- Alto teor de sólidos;
- Alta e baixa abrasividade;
- Viscosidade de até 1.000.000 cps;
- Eficaz em meios agressivos e químicos;
- Precisão no controle do fluxo;
- Eixo flexível.
Aplicações das bombas helicoidais
Como já vimos, esse modelo de equipamento permite o bombeamento de fluidos de alta viscosidade, contendo partículas ou de alta temperatura. Isso faz com que possa ser utilizado para diversas aplicações:
- Produtos derivados do petróleo e efluentes;
- Fluidos de baixa reatividade química com alta concentração de sólidos;
- Fluidos de usinas de açúcar e álcool;
- Produtos abrasivos em geral, sob pressões elevadas;
- Efluente, Iodo de centrífuga;
- Dosagem de Químicos
- Produtos derivados do petróleo sob altas temperaturas, à base de enxofre, etc;
- Diesel, gasolina, solventes, óleos combustíveis e lubrificantes, adesivos álcoois, ácidos, etc;
- Sabões, gorduras, óleos vegetais, água quente, ácidos graxos, óleos vegetais e animais;
- Fluidos com altas concentrações de sólidos;
- Produtos alimentícios.
Bombas helicoidais Helibombas
Na Helibombas, as bombas helicoidais são Geremia, o que garante ainda mais qualidade e eficácia para os equipamentos. Os modelos disponíveis podem ser utilizados para diversas aplicações e instalações: HT (instalação horizontal), HTV (fluidos de alta viscosidade), HD (aplicações de baixa vazão), HTS (alto grau de sanitariedade) e HV (instalação vertical).
Se você está procurando a garantia de um bom equipamento e assistência técnica especializada, a Helibombas é a opção certa.