As bombas anfíbias funcionam com um monobloco com motor elétrico assíncrono, bobinado de fio encapado com PVC, rebobinável e refrigerado. Isso tudo é montado dentro da câmara de bombeio com mancais radiais e eixo balanceado eletronicamente lubrificados à água. Assim, há um melhor rendimento do motor e refrigeração pelo próprio fluido bombeado, eliminando efeitos de cavitação do rotor, ruídos e vibrações – que podem atrapalhar os processos da aplicação.
A instalação é simplificada pelo uso de contraflanges, que também impedem que corpos estranhos cheguem à parte interna e acabem danificando o rotor. Além disso, pode ser instalada em série ou de forma modular, o que permite seu uso em qualquer posição. Ainda possibilita a modulação dos rotores, operando em diferentes faixas de pressão, e dispensa a construção de uma casa de bombas, minimizando os impactos ambientais e reduzindo o custo de instalação.
Sobre as aplicações mais indicadas para as bombas anfíbias estão:
- Pressurização de linhas de abastecimento em saneamento – booster;
- Alimentação de sistemas de irrigação (inundação, pivô central ou autopropelido);
- Captação de água em rios, lagoas, açudes ou represas;
- Transposição de água;
- Mineração;
- Recirculação de água em estações de tratamento.
Isso faz com que sejam ideais nos segmentos de mineração, irrigação e saneamento, além da indústria. Esse tipo de bomba pode ser utilizada emersa ou submersa.
Você sabe quais são as principais aplicações da Bomba Helicoidal?