Para bombear alimentos e bebidas, padrões de qualidade e segurança devem ser respeitados. Entenda como isso funciona na prática
Na hora de escolher uma bomba para transferência de fluidos, é muito importante considerar o líquido que será bombeado, suas características, especificações, necessidades de bombeamento ou mistura e, é claro, qual o resultado esperado ao final do processo.
Quando se fala no setor alimentício, que envolve tanto alimentos quanto bebidas, considerar o fluido bombeado é ainda mais importante, porque há outros padrões de segurança que devem ser respeitados no sistema para que não haja contaminação e para que tudo ocorra exatamente como esperado e de acordo com a legislação e as regras sanitárias.
Por isso, não basta apenas considerar a viscosidade ou o tipo de material na hora de escolher uma bomba. Quando se fala em alimentos, outras questões devem entrar em pauta.
O que faz uma bomba ser adequada para a indústria alimentícia?
Há uma série de fatores que devem ser considerados ao escolher um equipamento para bombeamento de alimentos:
- Adequação aos padrões nacionais de higiene e produção
- Viscosidade e temperatura do produto a ser bombeado
- Requisitos de sucção e descarga
- Características do produto durante o bombeamento (newtoniano/não newtoniano)
- Presença de substâncias sólidas ou abrasivas
- Fluxo de vazão exigido
- Requisitos de limpeza
O que significa a adequação ou aprovação para indústria alimentícia?
Bombas helicoidais são utilizadas na indústria alimentícia para transferir, misturar e dosar ingredientes no processamento e produção de bens de consumo. Quando adquirir um equipamento para qualquer tipo de uso relacionado a alimentos, é essencial saber se ele é aprovado para esse uso.
Há muitos modelos de bombas disponíveis no mercado, mas nem todas são aprovadas para uso na indústria alimentícia. Para isso, a bomba precisa ser feita de um material específico, como o aço inoxidável, que pode ser esterilizado com facilidade e que está de acordo com as regulamentações para produção de alimentos.
Também é preciso estar atento às superfícies, que devem ser lisas e regulares para prevenir a contaminação de bactérias e manter os padrões de higiene.
Todo o sistema deve estar de acordo com as requisições nacionais ou internacionais – dependendo do mercado para onde o produto será comercializado –, inclusive a tubulação, local de armazenamento, lubrificantes, entre outros.
Por isso, é essencial que a empresa tenha clareza sobre as principais regulamentações de produção para seu tipo de indústria e produto.
Além de considerar as questões relacionadas ao material e à higiene, a bomba escolhida também precisa ser adequada ao tipo de produto que será bombeado. Substâncias mais grossas exigem um equipamento que possa lidar com fluidos de alta viscosidade. Em contrapartida, se a produção envolve produtos como sorvete ou iogurte, é preciso garantir um fluxo mais lento para que não haja problema com os ingredientes.
Um fornecedor de confiança é a melhor escolha
Na Helibombas, nos preocupamos em oferecer os equipamentos que se adequam exatamente às suas necessidades. Por isso, nossos especialistas estão prontos para indicar a bomba certa para sua produção alimentícia, respeitando todas as regulações que a envolvem.
Para garantir mais segurança e um sistema de bombeamento eficaz, contar com um fornecedor de qualidade faz toda a diferença. Escolha a Helibombas!
Você sabe quais os principais pontos de atenção na hora de bombear produtos alimentícios?