A fricção compromete o fluxo de um sistema de bombeamento e pode causar danos ao seu equipamento. Saiba como lidar com ela
Baixo fluxo na linha de sucção ou descarga pode impedir uma bomba de transferência de fluidos de funcionar efetivamente. Uma das razões mais comuns para que isso aconteça é o excesso de fricção. Entender mais sobre o assunto é essencial para evitar problemas no sistema de bombeamento e, até mesmo, defeitos no equipamento.
Fricção e fluidos: por que isso acontece?
A fricção é comumente associada a sólidos que ficam em atrito constante e aumentam a temperatura, o que dificulta seu movimento. Mas fluidos também podem causar fricção e trazer impactos negativos a um sistema de bombeamento.
Uma bomba de transferência de fluidos confiável deve ser capaz de lidar com a quantidade de fricção que um fluido pode criar, mas há outras considerações que fazem parte dessa questão tornando-a um problema difícil de lidar. Elas incluem:
- Viscosidade: quanto mais grosso um líquido, mais fricção vai criar contra a parte interna da bomba conforme se movimenta. Cada líquido tem suas características específicas quando se trata de viscosidade, portanto os resultados podem variar.
- Peças móveis: dependendo do modelo do equipamento, pode haver mais peças móveis, o que vai criar uma área de superfície maior. Isso causa um aumento na fricção.
- Tubulação: falando em área de superfície, a tubulação também pode causar um impacto na fricção, criando atrito entre as partes de plástico ou metal e o fluido sendo movimentado. A água precisa de espaço para passar, portanto um cano mais fino pode dificultar as coisas.
- Ângulos/cotovelos: o número de cotovelos nas linhas de descarga e sucção também podem criar mais fricção, assim como seus ângulos. Um cotovelo de 90o, por exemplo, gera mais atrito que um de ângulo mais oblíquo. Ou seja, diferentes angulações produzem níveis diferentes de fricção.
- Válvulas: uma válvula cria mais fricção quando é combinada com um elastômero, por exemplo. Portanto, quanto mais válvulas, mais fricção.
- Bloqueios: se algum tipo de material se acumula no sistema, pode se tornar um impedimento para o fluxo de bombeamento. Isso inclui depósitos minerais e outros materiais indesejados, que torna o interior do equipamento áspero.
- Instrumentos inutilizados: qualquer medidor ou dispositivo instalado no seu sistema de bombeamento, como um medidor de vazão ou disjuntor vai exigir que o fluido passe por ele. Isso cria um aumento da fricção de acordo com o número de instrumentos em uso.
Como reduzir a fricção
Estar atento às causas da fricção permite criar soluções eficazes. Em alguns casos, você pode até pensar que é hora de comprar um equipamento mais potente, quando na realidade só é preciso aplicar algumas soluções.
Tente o seguinte:
1. Desenho do fluxo: avalie todo o sistema. Onde for possível, reduza a extensão da tubulação necessária. Faça com que o sistema seja o mais eficiente possível, para que o fluido tenha o mínimo de área de superfície por onde se arrastar.
2. Recolocação de cotovelos: seu sistema realmente precisa de cotovelos de 90o? Tente substituí-los por versões mais extensas, que ajudam a cortar a fricção.
3. Reajuste de válvulas: todas as válvulas do seu sistema são necessárias? Se não, remova aquelas das quais você não precisa.
4. Instrumentos inutilizados: falando em redundância, se você nunca usou alguns dos instrumentos presentes no seu sistema, então eles podem estar aumentando desnecessariamente os níveis de fricção. Mantenha somente aqueles de que você realmente precisa.
5. Manutenções regulares: dependendo do tipo de sistema com que você está lidando, tente conservá-lo da melhor maneira possível para que bloqueios e materiais depositados não se acumulem, criando uma tubulação mais áspera, o que cria mais fricção.
Reduza a fricção e aumente o fluxo de bombeamento
Estando sempre atento à fricção no seu sistema de bombeamento, você economiza tempo, dinheiro e preocupação fazendo com que seu equipamento trabalhe de maneira mais eficiente. Assim, você aproveita o melhor do que tem e evita substituições e gastos desnecessários.