Vantagens operacionais de uma bomba helicoidal para indústria química

  • Categoria do post:Helibombas
Você está visualizando atualmente Vantagens operacionais de uma bomba helicoidal para indústria química

Entenda por que este tipo de equipamento tem as funções necessárias para o bombeamento de fluidos perigosos.

A fabricação de químicos inclui alguns dos processos industriais mais complexos do mundo. Isso acaba, muitas vezes, exigindo que haja unidades de operação diversas em todo o processo, o que pode incluir fracionamento, destilação e evaporação, absorção de gases, extração de solventes, entre outros.

Nessa família de unidades de operação, há uma que acaba ficando acima das outras em importância ao processo completo: a transferência. Colocando de maneira simples, transferência é nada mais do que o processo de transportar o fluido de um ponto para outro. No mundo da fabricação de químicos, no entanto, isso é muito mais profundo.

Enquanto muitas unidades de operação na indústria química pertencem a uma aplicação específica com um todo muito mais amplo, a transferência de fluidos impacta tudo, com responsabilidades ao redor de toda a cadeia de produção.

Por que escolher uma bomba helicoidal para transferência de fluidos químicos

Pela importância das operações de transferência no processo de fabricação de químicos, os operadores devem identificar a melhor tecnologia de bombeamento para o trabalho – com versatilidade para funcionar de forma confiável e eficiente em quantos processos fizerem parte do regime de produção.

As bombas helicoidais podem ser ótimas opções nesse sentido, principalmente pelas vantagens que oferecem:

• Movimentação de fluidos que não apenas têm alta viscosidade, mas que também passam de gases liquefeitos para fluidos semelhantes a água (palheta deslizante);
• Histórico de sucesso em operações em plantas químicas;
• Custos iniciais podem ser similares ao de outros equipamentos, chegando até a serem mais baixos quando se fala em custo de total de vida útil.

Talvez, ainda mais importante que tudo isso, as bombas helicoidais permitem a produção de um fluxo contínuo em uma velocidade específica, não importa qual seja a pressão de descarga da aplicação. Em outras palavras, são equipamentos de fluxo constante, o que é crítico já que a maior parte das indústrias químicas exige proporções e dosagens precisas.

Como funcionam as bombas helicoidais

Com deslocamento positivo, as bombas helicoidais se movimentam de maneira constante, o que preserva as características da substância que está sendo bombeada. Seu design com um rotor helicoidal que gira criando cavidades entre a sucção e a descarga permite a transferência de líquidos altamente viscosos, quimicamente agressivos, de altas temperaturas e, até mesmo, com a presença de sólidos.

A segurança também é um fator importante nas bombas helicoidais, principalmente quando se fala na transferência de químicos. Elas são autoescorvantes e não permitem que o fluido bombeado faça o caminho de volta para dentro do equipamento. Também podem ter seu rotor e estator fabricados de diversos tipos de metais diferentes, estando sempre de acordo com a aplicação desejada.

De maneira resumida, esse tipo de bomba garante um fluxo contínuo e é autoescorvante. Suporta alto teor de sólidos, alta e baixa abrasividade e viscosidade de até 1.000.000 cps. Tem o eixo flexível, é eficaz em meios químicos e oferece precisão no controle do fluxo.

Tudo isso faz com que seja uma opção eficaz e segura para a indústria química.

Garanta mais qualidade com Helibombas

Na Helibombas, os equipamentos certos para sua aplicação com químicos têm um nível elevado de qualidade. Além de bombas produzidas de maneira inteligente, também oferecemos um suporte qualificado para ajudar cada cliente a fazer a melhor escolha e uma equipe de assistência técnica ara manutenções e reposições de peças.

Assim, você tem a tranquilidade de saber que fez a melhor escolha.

Quer saber tudo que só a Helibombas pode oferecer em transferência de fluidos? Conheça nossos serviços e fale conosco!