Temperatura: como ela afeta a escolha de uma bomba de transferência de fluidos

  • Categoria do post:Helibombas
Você está visualizando atualmente Temperatura: como ela afeta a escolha de uma bomba de transferência de fluidos

Conheça mais um fator que interfere diretamente na eficiência do equipamento.

Você sabia que conhecer a temperatura do fluido a ser bombeado e a temperatura do ambiente em que a bomba será instalada são fatores determinantes no processo de seleção de um equipamento para transferência de fluidos? Conhecer essas informações vai garantir que você escolha os materiais apropriados para a construção do sistema de bombeamento e, mais importante, a bomba certa.

Entenda como a temperatura afeta a escolha do equipamento e como ignorá-la pode causar problemas significativos ao longo do tempo.

Temperatura

A temperatura está relacionada à quantidade de calor presente em um gás, líquido ou sólido. Na seleção de uma bomba para transferência de fluidos, é preciso considerar tanto a temperatura atmosférica quanto a da substância a ser bombeada.

Temperatura e pressão

A questão é que a temperatura não influencia apenas a estabilidade operacional e a eficiência do equipamento, ela também impacta as pressões do sistema. Quando a temperatura de um gás se aproxima de zero, ele se torna um líquido. Conforme ela continua a aumentar, a pressão desse gás também aumenta.

Como fluidos diferentes acumulam pressão de maneiras distintas, um sistema de bombeamento deve ser construído considerando suas características. Se isso não for considerado e não houver informações sobre como os gases utilizados respondem às temperaturas junto ao sistema de bombeamento, podem ocorrer falhas que custarão tempo, dinheiro e produção – o que ninguém quer que aconteça.

Como a temperatura afeta seu sistema de bombeamento

Durante o processo de seleção do equipamento, há diversas considerações a serem feitas e uma das mais importantes está relacionada à temperatura. Ela pode afetar sua bomba das seguintes maneiras:

  • Corrosão dos materiais de construção: se os fluidos a serem bombeados são químicos, pode acontecer a corrosão dependendo da temperatura. Líquidos em altas temperaturas têm ação mais corrosiva do que em temperaturas mais baixas. É importante, no entanto, checar a compatibilidade química na temperatura a ser bombeada com os materiais e serem empregados na construção do equipamento.
  • Componentes da bomba: conforme a temperatura do fluido bombeado ou a temperatura do ambiente aumentam, o calor vai sendo transferido para os demais componentes da bomba, como eixo, mancais, rolamentos e motor elétrico. Esse efeito pode ocasionar travamentos, desarme do motor, entre outros.
  • Viscosidade do fluido: líquidos que sofrem influência da temperatura podem apresentar alteração em suas características físicas (viscosidade, massa, fluidez, etc) durante o processo de bombeamento. Por exemplo, o mel quando aquecido, se torna mais líquido, mudando a maneira como é bombeado. Por isso, entender como a temperatura muda a viscosidade do seu fluido durante o bombeamento garante a escolha do equipamento certo.
  • Expansão das partes: em altas temperaturas, partes de metal podem expandir em proporções diferentes. Isso é crítico particularmente no processo de escolha da bomba e pode influenciar em quais materiais de construção serão selecionados.
  • Preservação do calor ou manutenção de temperaturas mais baixas: em algumas instâncias, sua aplicação pode exigir que uma certa temperatura seja mantida. Isso pode ser alcançado com a manutenção das condições de fluxo ou utilizando uma cobertura de aquecimento. No caso de manter temperaturas mais baixas, um isolamento apropriado também é uma boa opção.

Considere todas as informações necessárias e escolha o melhor equipamento

Agora que você sabe como a temperatura pode impactar a escolha de uma bomba de transferência de fluidos, garanta que você tem todas as informações que precisa antes de selecionar o seu equipamento. Isso vai garantir uma vida útil prolongada e evitar dores de cabeça com manutenções que podem ser evitadas.

Quer um atendimento especializado para te ajudar na escolha de uma bomba de transferência de fluidos?