Descubra como funcionam as máquinas que ajudam a misturar e oxigenar os efluentes
Quando se fala em sistemas de transferências de fluidos e equipamentos para misturar líquidos, não são só as bombas que são necessárias. Há diversos outros tipos de máquinas que ajudam a fazer o trabalho necessário para preparar os efluentes para o fim desejado. Os misturadores e aeradores são alguns deles.
Na Helibombas, além de toda a qualidade no desenvolvimento de bombas de transferência de fluidos, você também encontra aeradores e misturadores que completam o trabalho e ajudam a deixar os líquidos prontos para aquilo que a sua indústria precisa.
O que são aeradores e misturadores?
De maneira simplista, esses equipamentos têm o objetivo de não só misturar materiais, mas também incorporar altas quantidades de oxigênio nesse processo. Ou seja, eles são instalados onde se encontram os líquidos e, através de um movimento mecânico, fazem a sua homogeneização com o ar atmosférico.
Esse processo ajuda a purificar o efluente e remover nutrientes desnecessários, preparando-o para o uso.
Os aeradores e misturadores Helibombas
Na Helibombas, você encontra três modelos de aeradores e misturadores com diferentes funcionalidades. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
HMO – Turbo aerador oxigenador
Para tratamento de efluentes e tanques de equalização com grande demanda de oxigenação e mistura, a Helibombas tem o equipamento certo: o turbo aerador oxigenador, ou HMO. Ele é um conjunto de motobomba monobloco, que opera em profundidades de até 3,5 metros sem perder a capacidade de oxigenação.
Seu motor é elétrico assíncrono, trabalha submerso e é rebobinável com bobinado tipo molhado. Além disso, o HMO é equipado com Sistema Venturi, o que cria uma zona de baixa pressão e permite melhor aspiração do ar atmosférico e incorporação ao efluente.
A instalação é extremamente versátil tanto como chassi de fundo quanto como flutuador, e a montagem com mancais lubrificados à água proporciona um melhor rendimento do motor.
Uma ótima opção para tratamento de efluentes.
HM – Turbo misturador
Também indicado para o tratamento de efluentes, o turbo misturador (HM) é utilizado na fase primária do processo, para mistura do lodo ativado. Graças à montagem disponível em chassis de fundo, flutuadores ou sistema de içamento, ele pode operar em qualquer profundidade, sem perder a capacidade de mistura, se tornando uma ótima opção para usos e tanques dos mais variados.
Uma das grandes vantagens do turbo misturador são suas possibilidades. Ele pode ser equipado com difusor – para maior direcionamento do fluxo – ou com rotor livre – para mistura com grande concentração de sólidos –, encaixando-se exatamente na necessidade da indústria.
Também se trata de um conjunto motobomba monobloco, montado de forma a proporcionar um maior rendimento do motor.
HA – Turbo aerador
Por fim, a Helibombas também oferece o turbo aerador, ou HA. Ele auxilia no resfriamento de efluentes com temperaturas elevadas, sendo ideal para reatores biológicos para tratamento aeróbio de efluentes.
Equipado com flutuador, propulsor e defletor, o equipamento cria um efeito chafariz pela velocidade do fluxo bombeado. Seu motor, elétrico assíncrono, submerso, rebobinável e com bobinado tipo molhado, está disponível nas potências de 3cv a 40cv.
A instalação é simples, assim como a manutenção, fazendo dele uma opção de ótimo custo-benefício.
Garanta equipamentos de qualidade com a Helibombas
Não importa qual modelo de aerador ou misturador que você precise, a Helibombas tem a melhor opção. Nossos equipamentos ainda contam com assistência técnica completa, oferecendo, inclusive, peças de reposição. Por isso, quando pensar em tratamento de efluentes, pense na Helibombas.
Quer saber tudo que a Helibombas oferece?