Muitas vezes, a solução pode ser mais simples do que você imagina
Se você comprou um bom equipamento de transferência de fluidos e ele foi instalado corretamente, seu funcionamento deve continuar bom por muitos anos. Mas é importante se lembrar de que transportar uma grande quantidade de líquidos pode causar desgastes que precisam de atenção. Problemas comuns podem, na maioria das vezes, ser resolvidos com manutenção regular, mas se uma bomba não está funcionando de maneira eficaz ou, simplesmente, não está bombeando, talvez seja preciso ligar um alerta.
Mas não é preciso entrar em pânico. Contar com um fornecedor de confiança, como a Helibombas, garante que você tenha todo o suporte que precisa para qualquer tipo de situação.
Primeiros passos quando sua bomba não está funcionando
Se sua bomba de transferência de fluidos não está funcionando como deveria, é importante tirar algumas questões mais simples da frente antes de buscar ajuda. Por isso, faça uma checagem no seguinte:
1. Fonte de energia
Se a sua bomba parou de funcionar ou não está operando nos padrões esperados, pode ser um problema de energia. Dê uma olhada nas especificações de fábrica e garanta que o equipamento está recebendo todo o suprimento de energia necessário para funcionar adequadamente. Cheque também se a fiação está em boas condições, que não há conexões desligadas e que a corrente elétrica está, de fato, chegando à bomba.
2. Barulho
Um dos primeiros sinais de mal funcionamento em uma bomba é o barulho. Qualquer mudança no som de funcionamento pode ser um alerta de questões com a bomba ou o sistema de bombeamento. Se você está ouvindo pequenos estouros, especialmente próximos ao rotor, pode ser um problema de cavitação. Isso ocorre quando a pressão com certo líquido muda, formando bolsas de ar que depois implodem.
A cavitação pode causar sérios danos ao equipamento, por isso é tão importante estar atento a qualquer evidência desse tipo de problema.
É claro que uma bomba de transferência de fluidos faz sons enquanto está funcionando, mas se houver qualquer barulho diferente pode indicar que algo está errado.
3. Alinhamento e vazamento
Sua bomba está instalada corretamente? A tubulação está adequada ao processo? Um sistema de bombeamento instalado da maneira correta não tem vibrações excessivas e não gera superaquecimento. Se sua bomba possui vazamento no sistema de vedação, isso também pode ser sinal de algum problema. Dependendo do fluido que está sendo bombeado, qualquer vazamento pode ser um risco à saúde ou um grande prejuízo à sua empresa e precisa ser resolvido.
4. Desgaste
Não importa o tipo de bomba que você usa para seu sistema de bombeamento, eventualmente ela sofrerá desgastes. Por isso, é importante considerar: você tem utilizado peças originais Helibombas? As peças estão muito usadas? Quanto tempo tem o equipamento? Se já é antigo, talvez seja a hora de pensar em um novo. Fique atento a sinais visíveis de desgaste.
Em casos como esses, é possível que você precisa trocar uma ou algumas peças ao invés de substituir todo o sistema.
5. Performance de fábrica
Por fim, sempre saiba o que esperar da sua bomba de transferência de fluidos e de suas peças. Quais são as especificações de fábrica? O equipamento está de acordo com elas? A performance está nos padrões esperados? Se o sistema não tem a pressão ou fluxo que você acha que deveria ter, isso pode significar que há algum problema com as peças, instalação ou, até mesmo, com o layout do sistema.
Resolver problemas de bombeamento pode ser simples
Talvez, entender se há algum problema com sua bomba de transferência de fluidos pode parecer complexo. Esteja atento a essas questões e, se houver qualquer dúvida com relação a elas, entre em contato com a Helibombas. Nossos especialistas estão sempre prontos a ajudar, seja para identificar situações, indicar manutenções ou, até mesmo, te ajudar a entender se é o momento certo para investir em um novo equipamento.
Simplifique a sua vida e garanta um sistema de bombeamento eficaz.
Será que é a hora de fazer um upgrade no seu sistema de bombeamento?