Bombas helicoidais na indústria alimentícia

  • Post category:Helibombas
You are currently viewing Bombas helicoidais na indústria alimentícia

Descubra como funcionam esses equipamentos para alimentos e bebidas, e entenda os principais pontos de atenção.

As bombas para alimentos e bebidas são essenciais para a transferência de substâncias e produtos com alto grau de higiene e sanitariedade. Por isso, antes de investir em qualquer equipamento, é essencial examinar as características e especificações técnicas para garantir a compatibilidade, para que seja seguro manipular produtos alimentícios sem o risco de contaminações.

Níveis de temperatura também devem ser considerados na transferência de fluidos na indústria alimentícia para garantir que o processo possa ser concluído sem causar danos aos equipamentos. Isso inclui os procedimentos de limpeza também.

Bombas helicoidais na indústria alimentícia

Por suas características principais, as bombas helicoidais são muito utilizadas para a transferência de alimentos e bebidas. Elas são capazes de bombear materiais viscosos e fazer a medição dos fluidos, fazendo com que sejam uma ótima opção para esse tipo de aplicação.

Graças à sua regularidade, desempenho uniforme e pulsação reduzida, podem lidar com quase todos os tipos de substâncias, desde produtos mais sensíveis até fluidos com presença de sólidos, como uvas e vinhos.

Esse tipo de bomba de transferência de fluidos pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, fazendo com que sejam compatíveis com qualquer aplicação na indústria.

Bombas helicoidais para processar alimentos e bebidas contam com alguns recursos chave:

• Direção de fluxo reversível;
• Operação sem válvulas;
• Autoescorvante;
• Fluxo constante para não sobrecarregar o produto;
• Habilidade para lidar com fluidos abrasivos e de alta viscosidade.

5 pontos de atenção no bombeamento de alimentos e bebidas

Quando a aplicação de uma bomba helicoidal envolve o processamento de produtos alimentícios, é preciso estar atento a alguns sinais importantes que podem indicar mau funcionamento:

  1. Cavitação: há três causas mais comuns para a cavitação, como restrições no tubo de sucção, elevador de sucção muito alto ou excesso de fluxo. Se você ouvir barulhos estranhos em sua bomba durante o funcionamento e não conseguir identificá-los, vale procurar um especialista.
  2. Corrosão: este é um problema que ocorre por uma reação química entre o material da bomba e a substância sendo bombeada. Quando a corrosão acontece, a eficiência e a performance do equipamento podem ser drasticamente afetadas.
  3. Temperatura / pressão: outro sinal de atenção é a temperatura do equipamento – por isso, é importante acompanhar o funcionamento da bomba de perto e estar a tento a qualquer mudança de temperatura.
  4. Falhas prematuras: instalações realizadas da maneira incorreta podem levar ao desalinhamento das hastes e à vibração excessiva, resultando em falhas e defeitos no funcionamento. A vibração pode acabar danificando os selos e peças internas, resultando em vazamentos.
  5. Desgaste e perda de performance: assim como em todos os equipamentos, o desgaste é inevitável e pode impactar negativamente a performance. Ele pode ser causado por uma bomba de tamanho errado, cavitação, propriedades abrasivas do fluido, tensão do tubo ou uso prolongado sem manutenções.

Bombas helicoidais na indústria alimentícia – uma combinação de sucesso

Graças às suas especificações e funcionalidade, as bombas helicoidais se tornam grande aliadas na indústria alimentícia, sendo essenciais e seguras para bombear alimentos e bebidas dos mais diversos tipos e propriedades. Contar com uma empresa com vasta experiência para adquirir esse tipo de equipamento oferece um nível ainda maior de segurança e qualidade.

Você sabia que é muito importante manter os eixos de uma bomba helicoidal alinhados? Entenda mais sobre o assunto e evite problemas!