8 Problemas que uma Bomba errada pode causar

  • Post category:Helibombas
You are currently viewing 8 Problemas que uma Bomba errada pode causar

Descubra por que escolher o equipamento certo é tão importante e quais as consequências de não tomar esse cuidado

Não há nada como a bomba certa para as aplicações certas. Há diversas tecnologias diferentes, e o princípio de cada equipamento determina seu funcionamento para cada aplicação. Por isso, na hora de fazer a seleção é preciso fazer várias considerações, já que há diversos cenários em que a escolha errada pode resultar em perda de tempo e dinheiro, além de um produto imperfeito.

Os resultados da escolha errada em uma bomba de transferência de fluidos

Entenda o que pode acontecer ao utilizar a bomba errada para a aplicação errada:

1. Produto inconsistente

Na produção de químicos, alimentos, bebidas ou cosméticos, consistência é vital. A falta de precisão na transferência de um líquido pode resultar em um produto inconsistente – e a bomba correta pode ajudar nesse sentido, controlando a consistência e a dosagem correta dos ingredientes.

A ideia é garantir que as mesmas quantidades sejam adicionadas a cada mistura. O equipamento evita que essa medida seja feita a olho, o que pode levar a muitos erros.

2. Mudanças inesperadas na consistência

Aqui, o foco está na sensibilidade ao cisalhamento, o que tem a ver com um fluido que tem sua estrutura de viscosidade transformada quando sofre alguma força. Algumas bombas aplicam mais cisalhamento ao fluido em sua operação, o que pode fazer com que o fluido tenha suas características mais alteradas do que é aceitável para aquela aplicação.

O problema é que sem respeitar as características do líquido, o resultado final acaba se tornando diferente do que o consumidor está acostumado, gerando rejeição.

3. Entupimentos

Quando um fluido contém sólidos, é muito importante que a bomba seja capaz de lidar com o tamanho deles sem que haja entupimentos ou estragos nas partes internas. Por exemplo, ao transferir líquidos com areia, lama ou papel higiênico, pode acontecer o bloqueio dos rotores ou válvulas caso seja usado o equipamento errado.

No entanto, em algumas aplicações, particularmente as da indústria alimentícia, há outra consideração quando se trata de sólidos. Não é apenas o caso de movê-los, mas de fazê-lo sem danificá-los. Por exemplo, se você tem uma sopa que contém carne e vegetais, precisa que eles permaneçam inteiros, e não sejam simplesmente incorporados ao líquido. Nestes casos, a bomba não pode apenas ser capaz de lidar com os sólidos, mas ter baixo cisalhamento e deslocamento positivo.

4. Desgaste excessivo

Qualquer bomba terá peças que, eventualmente, precisarão ser substituídas, mas se isso tem acontecido com muita frequência, pode ser uma pista de que ela não pode ser a melhor opção para aquela aplicação. Algumas questões comuns, envolvendo falhas e defeitos prematuros, podem ter a ver com várias coisas, como incompatibilidade do fluido, abrasivos ou pressão e temperaturas excessivas.

Os modelos de bomba têm um valor máximo de temperatura e pressão em sua operação por um motivo. Se eles são excedidos, pode-se esperar defeitos internos. Por isso, tenha certeza de que, ao escolher um equipamento, seu fornecedor esteja atento às aplicações para poder indicar a melhor opção.

5. Intervenção manual

Seus funcionários estão gastando mais tempo do que o necessário operando um equipamento? O tempo de andar até a bomba e acioná-la ou desligá-la pode resultar em grandes perdas de produtividade. O modelo correto contará com controles automatizados, permitindo que a bomba faça seu trabalho com o mínimo de operação manual possível.

6. Limpezas longas

A facilidade de desmontagem e limpeza é sempre um benefício para qualquer processo industrial. Seja com uma bomba para químicos ou trabalhos pesados, a manutenção e limpeza são partes essenciais do processo de produção. No entanto, nas áreas alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, é crítico manter e limpar o equipamento de acordo com os padrões de higiene de cada indústria para garantir que não haja risco de contaminação.

Mesmo que esse seja um processo importante para qualquer indústria, pode consumir muito tempo, principalmente se a desmontagem é complexa. Por isso, para aplicações que exigem limpezas mais frequentes, vale considerar uma montagem e desmontagem mais simples.

7. Desperdícios

Ao lidar com ingredientes caros ou líquidos perigosos, qualquer desperdício de produto pode ser caro e deve ser evitado. Algumas bombas podem ter dificuldade em esvaziar completamente seus recipientes, o que significa que uma porcentagem do produto será jogada fora.

8. Contaminações

A contaminação de produtos é uma consideração adicional quando se trata das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Isso porque esses produtos precisam estar prontos para consumo e manuseio de humanos, livres de contaminação.

Nesse sentido, é preciso estar atento às regras de higiene de cada organização, evitando ao máximo contaminações.

A escolha da bomba certa evita muitos problemas

O cuidado na hora de entender quais são as aplicações da sua indústria e de fazer a escolha do equipamento certo para essas aplicações é essencial para evitar problemas com os líquidos sendo transferidos. Por isso, vale a pena investir tempo e conhecimento nesse processo, garantindo uma produção mais eficaz e sem dores de cabeça.

Você sabe como maximizar a performance de uma bomba anfíbia?